terça-feira, 3 de agosto de 2010

de Mau Agouro à Verdades pela Metade

Sei que já postei hoje, mas como falei no post anterior falarei do que vier na minha cabeça e o que quer que seja. Talvez isso acabe ficando uma repetição do Clausura (antigo blog), mas dane-se, no momento há alguns assuntos que queria tratar aqui e alguns deles estão me deixando de tal maneira que estou dando razão ao fato de eu odiar Agosto.

Agosto pra mim nunca foi um mês bom e não é pela velha desculpa esfarrapada de ser o fim das férias. Nunca me dei bem num agosto, e este não está sendo o primeiro que será a exceção da regra...

Eu sempre acreditei (tá, nem sempre, só depois de um tempo) que o fato de eu expor minhas alegrias e momentos de felicidade na internet causaram um certo acumulo de mau agouro/mau olhado de pessoas que não tem o que fazer e também de pessoas que simplesmente odeiam as próprias vidas e não suportam ver pessoas se dando bem em situações as quais sempre se dão mal.

E essa coisa ultimamente tá ficando bem séria. No momento, olha eu aqui passando por mais um problema inesperado, porém recorrente de momentos passados da minha vida. Qual problema? Não é da conta de vocês, até porque isso daria um gosto maior do que já está dando à essas pessoas que não estavam suportando minha felicidade. No momento certas coisas começaram a me dar um medo antigo, talvez seja preciso que mais uma vez eu me prepare para o grande bote da cobra que é este mês, agosto, onde todas as pessimas experiências da minha vida ganharam asas pra voar mais alto e me derrubar de alturas bem maiores.

Satisfeitos agora meus senhores insatisfeitos com suas pobres e podres vidas? Espero que estejam, porque se não estiverem, acho que não está sendo um bom mês nem para vocês não é?

Pior quando essas situações vem de pessoas que você considera um laço de amizade.

Falando em amizade. Já notaram que com o passar dos tempos está ficando cada vez mais impressionante o número de pessoas que não confiam umas nas outras? Inclusive vejo amigos que se dizem melhores amigos, melhores amigos mesmo, daqueles de confissão e tudo, escondendo coisas muito importantes de seus amigos.

Antes que me interpretem errado como de costume, não estou falando que só por serem melhores amigos eles tem uma regra de dar satisfação de tudo sobre suas respectivas vidas. A situação a que me refiro é quando um melhor amigo esconde do melhor amigo algum fato muito importante sobre sua vida por trás de meias verdades ou até mesmo de omissões que se tornam mentiras. O número de situações onde as pessoas não confiam umas nas outras obviamente já tem aumentado, mas isso acontecer entre amigos, pela primeira vez eu acho, está começando a crescer e aparecer.

Me pergunto: Em quem confiar se nem seu melhor amigo confia em você e vice-versa?

Não sei, tem algo me cheirando extremamente mal no futuro da humanidade se esse tipo de relação continuar crescendo. Afinal... Não se confia mais em pessoa alguma, nem nos amigos, como pretendem as pessoas se relacionarem afetivamente dessa maneira? Já que o risco de traições é cada vez maior, o índice de "não sei se te amo tanto assim" também é cada vez maior, o índice de "preciso esconder isso de todos" tão grande quanto os anteriores.

A gente já tem uma grande necessidade de esconder informações vitais pela internet (e fora dela também) para não sofrermos danos com fraudes, chantagens, sequestros, stalkers, blablabla. O que me lembrou uma aluna minha que começou a demonstrar um comportamento assustador de obssessão pela minha pessoa e ao saber do meu nome disse que descobriria onde eu moro. Primeira coisa que fiz foi ver se tinha alguma informação sobre mim no google caso alguém pesquisasse meu nome verdadeiro completo. Por sorte não achei nada. Mas ainda assim deu medo. Ok, fugi do assunto por um instante. Mas já deu pra notar a quantidade de situações bizarras, sordidas e assustadoras a qual estou passando ainda NO COMEÇO de Agosto.

Enfim, a gente já tem essa necessidade de esconder informações vitais pela internet para não sofrermos esses danos, agora estamos passando a esconder informações das pessoas ao nosso redor (na verdade já faziamos isso) e pra completar agora até de amigos, parentes, etc estamos fazendo isso. Na rua a gente olha todo ser humano com desconfiança porque nunca se sabe quando um deles se revelará um assassino, estuprador, ladrão, etc. Um mundo governado pela desconfiança, pelas meias verdades, pelo medo de expressar a realidade... Tenho muito medo de onde a humanidade parará desta maneira.

Talvez mais do que isso, tenho medo de como terminarei este mês.

3 comentários:

  1. Uma dica besta pra você!

    O mês de agosto já foi o mês SEIS, uma vez...

    Pensa nisso!

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça, o mês 6 e 7 foram muito piores do que este mês 8 e quem diria, este mês talvez seja um mês de esperança e início de boas atividades pra mim. Bom, nunca tive tantos problemas com Agosto, mas tive meus momentos com ele. xD

    Vi que você falou muito sobre a questão de confiança entre amigos e sobre segredos entre amizades. Isso não é algo bem de hoje heim? Os grande escritores do passado sabem bem disso baseado em tantos romances e histórias que criaram, citando esse tipo de situação complicada. E é isso que é.
    Infelizmente existe sim a falta de transparência. Mas não contar segredos seria falta de transparência? Ou seria o "old and patty concept" de que melhores amigos TEM QUE(por alguma força mística ou de cunho obrigatório-social-contratual-invisível) contar tudo das suas vidas entre si?
    Não defendo mentiras, claro. Nem omissões. Muitas vezes, porém, existem pessoas que contém segredos que elas próprias querem muito que sejam enterrados cruelmente, definitivamente exterminados, porque estes segredos infelizmente as ferem muito.
    Eu demorei muito pra entender esse conceito com alguns amigos. Amigos existem para se ajudar (pelo menos os verdadeiros), mas é claro que cada um deve ter sua individualidade e sua própria história que estes tem o supremo direito de guardar para si, e assim se sentem bem.
    Uma vez soube de um segredo de um indivíduo e me senti mal por saber. A pessoa sabia que eu sabia, mas ela nunca quis falar sobre isso.
    Até hoje sou um grande amigo dessa pessoa e ele é um dos meus melhores amigos, mesmo tão longe.
    Interferir nos segredos ou exigir por uma pseudo-obrigação de amizade não é agradável.
    Sei de tudo isso pq já apanhei muito e feri muita gente com isso. Enfim, é tenso e é um assunto que deve ser tratado com cautela, dependendo da pessoa. Certamente ela deve ter seus motivos.

    E eu ainda tenho medo da sua aluna stalker, Zetsubou-sensei. xD
    Ok chega de falatórios que eu me empolguei e daqui a pouco vou acabar escrevendo mais que teu próprio post.
    Sayou

    ResponderExcluir
  3. Ok sorry, eu me empolgo com esse tipo de assunto. Falaria horas disso IUEHOAHEOUIAWHEOUAHWEUI

    ResponderExcluir