quinta-feira, 20 de maio de 2010

E você ainda achava que lavar roupas era difícil.

Mágoa é uma coisa chata ? parece uma mancha que fica impregnada na roupa que não sai nem se misturar omo com vanish poder O2.

Parece piada vendo a coisa por esse ângulo, mas analisem bem... É verdade, não é?

Então... Se é uma mancha que não sai, o que fazer com ela?

Vou abrir uma exceção e falar um pouco sobre mim mesmo no blog para exemplificar. Sim, porque o intuito desse blog era falar sobre temas e não de mim, para variar um pouco, já que faço isso em outros lugares e não queria repetir a dose aqui. Mas enfim...

Tenho uma cicatriz no braço esquerdo, feita por mim mesmo em um momento de decepção. Digamos que foi um ato feito contra mim mesmo, pois achei que eu estava sendo o errado da situação em questão. No futuro, descobrindo que eu não tinha culpa nenhuma, olho para a cicatriz e fico envergonhado de certa forma. Foi o primeiro corte que fiz em mim mesmo que deixou uma marca que provavelmente não vai sumir.

O que fazer então? Deixei uma marca em mim que me lembrará pra sempre de um episódio deplorável da minha vida. Digo deplorável não por ter feito o corte, mas por toda a situação que aconteceu que me levou ao corte. Mas não posso fazer nada a respeito disso, a não ser olhar para a cicatriz e pensar "é esse tipo de coisa que eu nunca mais quero para a minha vida" e assim por diante lutar as próximas batalhas da minha vida de forma a não passar por isso novamente.

Assim mesmo é com a mágoa. Ela nunca vai sair de você por mais que você perdoe a pessoa que te magoou. É como a Lady GaGa e Beyoncé falam naquele clipe novo delas, o "Telephone": "Confiança é como um espelho. Você pode consertar uma vez que quebrado, mas sempre verá a porra da rachadura em seu reflexo". E assim será. Perdão acontece, mas a marca da mágoa continua. O que fazer com ela? Aprender com ela. Simples assim.

Mágoa, assim como toda experiência ruim, serve para o ser humano como lição do que não fazer ou não procurar viver no futuro. Assim sendo minhas crianças, jovens, adultos, idosos, cachorros, gatos, papagaios, ratos, enfim... Vocês aí possíveis leitores ou fantasminhas com quem falo em vão (sabe-se lá se meus posts serão eternamente lidos ou jogados no vácuo) é isso que se faz com a mágoa. Com a cicatriz/mancha/marca impregnada.

Se aprende com ela. Ou se ganha novas marcas até aprender.
Agora me pergunto, será que aquelas pessoas cheias de marcas e cicatrizes são heróis com várias vitórias no campo de batalha ou são imbecis que repetiram as mesmas batalhas por não terem aprendido nada. Bom, que seja.

2 comentários:

  1. bela adaptação do discurso de Rafiki com Simba, zé =D

    ResponderExcluir
  2. Mágoa é a resposta para má lembranças. Mas você rpecisa mantê-las, assim não erra mais o caminho.

    Você aprender a passar pelas situações, e um dia elas viram lembranças.

    Fruits Basket ajuda muito nessas horas.
    XDD

    ResponderExcluir