domingo, 24 de outubro de 2010

Para onde foram os rumos da psicologia?

Este post tentarei escrever baseado no modo de escrita de uma querida amiga e tentando voltar ao modo antigo de postar.

Eu não vou mentir e dizer que todos que conheço tem a cabeça mais bem ajustada da face da Terra. Para falar a verdade são todos uns pirados. Deus! O que há com esse mundo? Se quem eu conheço é doido, imagina o que o resto do mundo é?

Algo errado na junção dos cromossomos X e Y? O que quer dizer talvez um erro vindo dos antepassados, não sei. A verdade é que nunca vi um mundo que gritasse tanto para a existência de ajuda maior que a psicologia.

Eu realmente admirava muito o trabalho de psicologos e até mesmo adorava ler coisas de psicologia, mas de uns dias para cá desisti do ramo. É talvez muito complexo para mim e também é complicado ajudar usando psicologia levando em conta que as pessoas que precisam de ajuda não levam a sério ou acham que não precisam estar ali recebendo ajuda dos então psicologos.

Repito o título: Para onde foram os rumos da psicologia? Digo, tanta teoria, tanto avanço, tanta conversa para simplesmente chegar um bando de gente e dizer "ah, isso não funciona" ou "preciso de algo melhor ou maior" ou "funciona, mas não comigo".

Resposta a caminho, gente! É claro como água (limpa, não a poluída dos nossos queridos rios)!
O que se passa nada mais é do que falta de iniciativa por parte das pessoas! Elas querem sempre que caia a solução do céu, que o psicologo, ou seja lá qual for sua opção de ajuda, a cure imediatamente.

Resolução da equação (que nem existe): antes de ser curado, queira ser curado!
Uma formula opcional? Pare de falar e pense!

E por algum motivo eu ainda acho que esse título soa errado.

2 comentários:

  1. Eu também admirava muito o trabalho dos psicólogos, Harry! Até passou pela minha cabeça ser uma, um dia! Mas agora, giuzuis, longe de mim! A ideia de ser paga para tentar consolar as pessoas nas suas desilusões me assusta DEVERAS! Chega a ser monstruoso! É claro como água: As pessoas precisam procurar resolver seus problemas por elas mesmas!
    Bando de gente doente e teimosa!
    Talvez, a psicologia tenha o sentido de manipular as pessoas e fazer com que elas vejam o mundo do teu jeito. Monstruosamente lucrativo, né? Quem tinha dito que era o estudo da alma?

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que muitas pessoas tenham tanto preconceito com a Psicologia...sim,muitas pessoas não encontram respostas,mas não é culpa da psicologia em si,e sim dos profissionais que a exercem..pois esse é a função deles,exercer os conceitos para transformar a realidade.Psicologia é um livro enigmático,mas com todas as respostas..pra achar,você precisa buscar,refletir...psicólogos não fazem milagres,eles te ajudam a refletir e achar essas respostas ao seu lado.Apenas quem almeja esse ramo de coração consegue entender <3

    ResponderExcluir