terça-feira, 21 de julho de 2009

Erro de definição?

Não me recordo no momento se foi em uma aula ou em mais uma palestra que assisti, sei que entraram no assunto das substituições digitais (não creio que tenha sido essa a nomenclatura que deram, mas a idéia é basicamente essa). Por exemplo, antigamente nós tínhamos o primeiro telefone. Funcionava a manivela e tudo. Depois evoluiu para o telefone que apesar precisava discar. Depois pro telefone de dígitos e por fim evoluiu para o telefone celular (que hoje em dia está evoluindo para o MP2103 - creio que já estamos no MP9 mas vocês entenderam a idéia).

Assim também foi com a Carta. Ela teve suas variações como o telegrama, até chegar no que hoje chamamos de E-Mail... mas peraí! Será mesmo que o E-Mail é de fato o substituto da carta como disseram as pessoas da palestra/aula?

Raciocinem comigo. Quantos de vocês realmente usam o E-Mail para mandar algum recado a alguém? Vocês preferem o Orkut, não? Ou até mesmo o mais novo (nem tão novo assim) inutilitário da internet, o Twitter. Ou até mesmo preferem mandar uma mensagem SMS do seu celular. Quantos de vocês, assim como eu, só tem E-Mail para: cadastros de sites, enviar correntes e mensagens pré-definidas, receber notícias de sites de compras, novidades do mercado, etc?

Se o E-Mail for de fato substituto de algo ele provavelmente é o substituto daquelas mensagens que chegam em nossos correios com propagandas de algo, ou até mesmo de contas (que hoje em dia também podem ser recebidas pelo E-Mail).

Eu nunca mandei muitas cartas realmente, mas as poucas que mandei me deram um gosto ótimo pela coisa e eu adoraria de fato ter com quem trocar cartas escritas ou E-Mails (da maneira a qual primariamente ele foi designado). Mas com o advento da tecnologia, logo aparecerão substitutos novos para tudo como já vem acontecendo e acho que em nenhum desses substitutos eu terei uma oportunidade de me sentir tão bem quanto com as poucas cartas que eu mandava.

2 comentários:

  1. Pessoalmente, acho que todos eles podem assumir o papel de "sucessor". Depende só da ocasião.

    Palavras de quem já enviou cartas e cartões postais...

    ResponderExcluir
  2. mermão, puta q pariu! ontem eu escrevi um texto sobre carta, juro que não tinha visto esse teu post! saca lá :O telepatiaaa! puta que pariu

    ResponderExcluir