domingo, 19 de julho de 2009

Brasileiro: O buraco é mais embaixo

Certa vez fui a uma palestra com assuntos diversos sobre a língua portuguesa e ao contrário do que eu esperava encontrar (o mesmo blábláblá de recém-formados se achando grandes intelectuais) eu encontrei uma grande explicação histórica e semântica sobre a origem dos problemas de nossa população. Na realidade não é bem lá a origem dos problemas em si, mas é um fato curioso que explica que desde nossa origem somos uma população injustiçada.

Já notaram que semanticamente falando as nacionalidades são terminadas com "ês" ?
Por exemplo: Português, Francês, Inglês, Japonês, Chinês.

Claro existem países com outras terminações como os nascidos na Espanha (espanhol), nos Estados Unidos (americano), porém a regra naturalmente é a do "ês"... Mas, mesmo com a regra diferenciada, nenhum deles é como o Brasil: Brasileiro.

Agora notem o fato curioso, já perceberam que a terminação "eiro" geralmente define uma profissão? Jardineiro, faxineiro, carpinteiro, padeiro...

"Oh, então Brasileiro é uma profissão?" Originalmente sim.

Ou vocês nunca atentaram para o nome dos profissionais que exploravam o pau-brasil (material que deu origem ao nome do nosso país) para os europeus? Sim, eram Brasileiros. Com o passar o tempo como éramos mera colônia, passou-se a chamar todos nascidos nessa terra de Brasileiro, simples e puramente porque éramos nós que fazíamos o trabalho todo para os europeus. Por causa disso toda a população ganhou a fama e o nome.

Sim, senhoras e senhores, semanticamente somos meros exploradores de pau-brasil. Começaram a nos foder desde nossa denominação. Todos os outros problemas vieram por outros fatores, é verdade, mas não é curioso que nem no nosso nome temos uma história feliz?

Um comentário:

  1. Sinceramente, acho que isso não passa de uma coincidência engraçada e, no fim das contas, outra piada de mau gosto com a nossa "inferioridade" em relação ao resto do mundo.

    Mas ainda assim, é um texto legal =D
    Reflete um dos dois principais empecilhos pro crescimento do brasileiro: Complexo de vira-lata.

    ResponderExcluir