quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Se até a língua muda...

Então, vocês já se pegaram pensando em como as palavras da nossa língua podem ter mais de um significado? Por exemplo. Feito. É um verbo que exprime a ideia de algo que alguém fez, correto?

Também.

Nós podemos usar Feito como uma palavra sinônima de Igual. Como?

Eu como feito porco.
Eu como igual a porco.

Viram? E o "que nem"? Também é sinônimo de Igual, mas na origem desse termo, era pra ser exatamente o inverso, era pra ser comparativo sim, mas com significado negativo.

Frase hoje em dia: Eu como que nem porco. (Eu como igual a porco)
Frase original: Eu como DE UMA MANEIRA que nem porco DESSE JEITO.

Sacaram? O que hoje é IGUAL era antes sinônimo de NEGAÇÃO. NEM UM PORCO come igual a mim.

Depois dessa aulinha de português e história da linguagem, venho a me referir a pessoa que mudam de opinião sobre coisas que antes defendiam e hoje acham particularmente erradas. Não quer dizer que a pessoa não tem a menor vontade própria, não quer dizer que ela seja uma maria-vai-com-as-outras. (CLARO isso se ela mudou de ideia depois de um bom tempo, porque mudar de ideia como muda de camisa aí sim não tem desculpa).

Uma pessoa que muda de ideia depois de um bom período de pensamento sobre o assunto tem todo o direito de considerar-se errado e depois defender outra teoria. Se fosse diferente nem a ciência e tecnologia de hoje teríamos, pois teríamos o mesmo pensamento sempre. A língua nem mudaria se fosse assim. Mas sinto avisar a muito: o ser humano é MUTÁVEL e ADAPTÁVEL!

Se chama evolução. Pra melhor ou pra pior, não importa. O que importa é que cada pessoa muda. De opinião, de credo (ou não-credo), até de sexo mudam hoje pô! Pra que ficar de picuinha rindo de alguém que sempre foi uma coisa? Tipo, okay, a pessoa um dia era digna de zoação, de facepalms, enfim, ela tinha comportamentos dignos de serem criticados. Mas ela pode ter mudado, então pra que ficar julgando alguém pelo que ela foi no passado o tempo todo? É passado, Fim! (A não ser, claro, que ela continue a mesma porcaria, aí merece mais é que se lascar mesmo).

Próximo texto será sobre retardados e retardadas que mudam com os amigos depois que começam a namorar. Ah! E não pensem que vão escapar vocês que mudam com os amigos depois que eles começam a namorar! Vocês são tão imbecis quanto.

Um comentário:

  1. Feel the future post hitting my region below the belt 8D.

    Mas aguardo pra ver se tou na lista ou não 8D.

    ResponderExcluir